quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Mr. Nobody, um bom filme com grande riqueza filosófica.


A primeira sugestão cinematográfica do ano é um filme que os meus filhos me sugeriram insistentemente nos últimos meses e cuja edição em dvd descobri neste Natal. Refiro-me a “Sr. Ninguém” (Mr. Nobody, 2009), escrito e realizado pelo belga Jaco Van Dormael, com Jared Leto (actor e vocalista da banda 30 Seconds To Mars), Sarah Polley e Diane Kruger nos principais papéis.

No ano de 2092, Nemo Ninguém, um homem de 118 anos, é o último mortal entre os seres humanos que se tornaram imortais devido aos avanços científicos, envolvendo o rejuvenescimento perpétuo de telômeros. Entrevistado no seu leito de morte, ele revê a sua vida, surgindo sérias dúvidas sobre se as suas memórias são reais ou apenas existências possíveis nascidas na sua imaginação.

O filme utiliza habilmente diferentes teorias científicas, nomeadamente a teoria do Big Bang e a teoria das cordas. Quanto aos aspectos filosóficos, são de destacar as perplexidades que provoca quanto à natureza do tempo e à função da memória na definição do “eu”, mas também por levantar outros problemas filosóficos, tais como a questão do livre arbítrio, a questão ética de saber o que é uma boa escolha ou a dúvida gnosiológica acerca da distinção entre a realidade e a ficção.

Juntemos a tudo isto um bom ritmo narrativo, um bom trabalho dos actores, uma excelente utilização de imagens esteticamente muito fortes e uma rica banda sonora – e eis-nos perante um bom filme para iniciar o novo ano.
Deixo-vos com algumas imagens do filme e o trailer original.






Sem comentários:

Enviar um comentário