domingo, 21 de novembro de 2010

A FILOSOFIA SERVE PARA ALGUMA COISA? A palavra aos alunos.



A pretexto do Dia Mundial da Filosofia, quis saber o que pensam alguns dos jovens a quem a disciplina se destina no secundário. Coloquei a questão aos meus próprios alunos. Os pequenos textos que se seguem foram retirados de testes em que a pergunta foi feita ou de textos enviados por alunos expressamente para assinalar o dia. Aqui ficam os depoimentos, com um agradecimento aos seus autores.

A FILOSOFIA…

É algo de importante. Antes de ter filosofia pensava que não ensinava nada de especial, mas enganei-me acerca disso, a filosofia ensina a pensar. Quer dizer, antes de ter filosofia já sabia pensar, mas a disciplina fez-me pensar melhor, de outras formas, ensinou-me a ser crítica. (Carla Costa, 10º M)

Ajuda-nos a esclarecer dúvidas quanto ao que está certo ou o que está errado, a partir de situações e perspectivas que muitas das vezes não éramos capazes de nos colocar. (Carlos Nunes, 10º M)

Ajuda-nos a viver na sociedade, a ter a nossa opinião e a defendê-la. A filosofia serve para sermos Alguém. (Neuza Anjos, 10º M)

No meu caso, no início, não achava a filosofia uma disciplina interessante, nem motivante, nem que tivesse a ver comigo. No entanto, ao longo das aulas, fui notando que ao discutirmos problemas filosóficos, ao aprendermos a argumentar, a defendermos a nossa opinião, descobri que a filosofia afinal é importante. (Mariana Henriques, 10º M)

Dá-nos a oportunidade de nos exprimirmos sobre os assuntos que nos inquietam com imensas dúvidas e, que, por sua vez, nos intimidam por esse motivo. (Alexandra Campos, 10º M)

Permite-me ter uma mente aberta, permite-me ser melhor e acreditar que posso ser um ser humano melhor ao ouvir o que o meu amigo, colega, conhecido e desconhecido tem para dizer. O que cada um me transmitir irá ajudar-me a compreender o mundo, com a certeza de que cada um de nós, seres humanos, somos diferentes, e tanto podemos acreditar como discordar acerca do mesmo assunto. (Bianca Sebastião, 11º D)

A Filosofia está presente diariamente na minha vida, pois interrogo-me constantemente sobre determinados assuntos que não têm respostas óbvias, como por exemplo a existência de Deus. (Tatiana Brito, 10º K)

Após um ano como aluna de filosofia, posso dizer que todo esse percurso serviu para um desenvolvimento, não só como indivídua, mas também enquanto aluna, a nível da escrita e da maneira como exponho as minhas ideias. Como indivídua houve também crescimento enquanto cidadã quanto ao meu papel na sociedade. (Nicole Santos, 10º M)

A filosofia serve para lidar com questões que remotam ao tempo antes de Cristo e com as questões actuais que vão surgindo e são enfrentadas todos os dias, como por exemplo: será que Deus existe? (filosofia da religião), ou o que é a arte? (estética).
A filosofia ajuda-nos a tentar arranjar uma solução para estes problemas diários, dando assim hipótese às pessoas de verem outras perspectivas desses vários assuntos e de refutá-los. (Luís Antunes, 10º K)

É a influência da actividade crítica, transmitida pela filosofia, que nos impede de nos tornarmos dogmáticos. Questionando e refutando as opiniões, tornamo-nos seres mais esclarecidos. (Pedro Moniz, 10º M)

Ter opiniões próprias é uma das melhores características que uma pessoa pode ter, pela autonomia de conseguirmos formular opiniões e argumentos próprios sobre um problema. (Pedro Guerreiro, 10º M)

Sendo a Filosofia um meio de discussão crítica, penso que nos ajudará a desenvolver o espírito crítico e a sermos consequentes. (Jessica Pires, 10º K)

Posso dizer que, antes de entrar no secundário, não tinha quaisquer perspectivas ou noções acerca desta disciplina. Hoje, com pouco mais de um mês de Filosofia, consigo dizer sem qualquer dúvida que é uma disciplina interessante, que nos faz pensar por nós próprios sobre assuntos a que nunca demos importância. Para que serve a Filosofia? Pois bem, se não soubermos pensar por nós próprios, então também não iremos ser capazes de agir em muitas situações. (Carolina Reis, 10º M)

2 comentários:

  1. Estou a fazer um trabalho sobre a importância do estudo de filosofia no ensino secundário, e gostaria de usar os testemunhos presentes nesta publicação, mas precisava de saber o nome da escola à qual pertencem os alunos de filosofia que responderam a este questionário. Será que me poderia fornecer essa informação? Ficaria muito grata..

    ResponderEliminar
  2. Olá Maddie: Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, de Portimão. Obrigado pela visita.

    (Só vi agora o seu comentário...)

    ResponderEliminar