domingo, 12 de fevereiro de 2012

"Professor, pode sugerir-me um bom livro para ler?"


Esta é uma das perguntas que mais gosto que me façam. Quem me pede que lhe indique livros que adoro tem, desde logo, o meu agradecimento (é amoroso pedir a alguém que fale do que ama). Mas também tem de estar preparado para outra coisa: é que quem fala do que ama talvez não se cale tão cedo. Posto isto, vamos lá então ao post.

O pedido surgiu, espontâneo, numa das aulas da última sexta. O pretexto foi o contrato de leitura na disciplina de Português, mas rapidamente os horizontes foram muito para  além disso. Colocaram-me algumas condicionantes: livros em língua portuguesa, não muito extensos e agradáveis de ler. De autores portugueses ou não. 
Logo ali, de imediato, lembrei-me de alguns. Mas esclareci também as minhas condições: livros de que gostasse particularmente e que, ou tenha lido no secundário quando tinha a idade deles ou que possam marcar positivamente um jovem adolescente à descoberta do mundo e do melhor de si mesmo.
Apresento hoje as duas primeiras sugestões.


O Que Diz Molero
Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 172
Editor: Bertrand Editora
ISBN: 9789722515689

Dinis Machado
Com duas dezenas de edições em Portugal, o livro alcançou ainda um sucesso retumbante em França e no Brasil, onde foi também adaptado para teatro (em cena durante mais de quatro anos), e vai ter em breve uma versão cinematográfica. Pequenas coisas que são suficientes para encher de satisfação Dinis Machado, que responde também pelo nome de Dennis McShade, autor de três policiais que fizeram história e de um quarto que será publicado no ano que vem, assinalando os 40 anos da criação de Peter Maynard, um assassino com preocupações filosóficas. Ler mais aqui.



A Pomba
Edição/reimpressão: 1998
Páginas: 92
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722319911
Coleção: Aura

Patrick Süskind 

O primeiro romance de Patrick Süskind foi o livro «O Perfume» que imediatamente o celebrizou como autor e que continua a ser um livro de culto para sucessivas camadas de leitores atraídos por uma verdadeira obra-prima de ficção. Em "A Pomba", o porteiro Jonathan, figura central do livro, que partilha a sua monótona existência entre a mansarda que habita e o banco onde trabalha, vê de um momento para o outro a sua vida abalada quando um pássaro ferido tomba a seus pés. A partir deste "fait-divers", feito do encontro entre um homem e um pássaro ferido, Patrick Süskind constrói uma pequena maravilha.
Uma leitura da obra pode ser lida aqui.

Para a semana voltarei com mais sugestões.

Sem comentários:

Enviar um comentário