quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Deus existe? Um artigo de crítica filosófica de Adriano Martins

O jovem autor,
aluno na
Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes,
em Portimão


Deus existe?
por
Adriano Martins

A existência de Deus é um tema que desde sempre tem gerado muita polémica. O que se sabe é que ainda não existem factos claros que provem a sua existência ou inexistência. Por isso, até aos dias de hoje muita gente tem tentado apurar respostas para este problema filosófico.
Para realizar este texto baseei-me numa música chamada “Revelação”, de Valete, em que o rapper português nos mostra a sua perspectiva sobre este tema (não acredita na existência de Deus), simulando um diálogo entre um ateu, que apresenta argumentos contra a existência de Deus, e Deus, que apresenta argumentos a favor da sua própria existência.
O ateu apresenta argumentos como o “desprezo” que Deus dá a muitos que acreditam n’ Ele e seguem os seus mandamentos e, ainda, a existência de mal no mundo e na história da humanidade, fazendo referência a grandes massacres (2ª guerra mundial e guerra civil de Ruanda) e à fome e doenças existentes no mundo. Já Deus, “tentando vender o seu peixe”, diz que deu livre arbítrio aos Homens e que não pode interferir na vida das pessoas, apenas pode fazer o julgamento final e decidir quem merece o inferno e quem merece o paraíso.
Os argumentos do ateu encaixam na perfeição com a tese da existência do mal, que refere que a existência de mal no mundo é indiscutível. E, como Deus é supostamente omnisciente, omnipresente, omnipotente e sumamente bom, Ele teria tudo para evitar a existência desses males. Isso é dito na música da seguinte forma: “Do que vale saberes tudo se continuamos inconscientes/Do que vale poderes tudo se nós sempre vemos sofrimento/Do que vale veres tudo se nunca te fazes presente”. No início da música há ainda uma introdução em que uma voz feminina diz que a sua mãe sempre fora uma boa mulher (ia à igreja, ajudava mesmo aqueles que necessitavam menos do que ela, etc.) e acabou por morrer na miséria. E essa mesma voz faz a pergunta: “Que mal fez a minha mãe a Deus?”. A crítica e a pergunta feita por esta voz feminina têm o mesmo fundamento que um texto de Voltaire sobre o terramoto de 1755, ou seja, questiona o facto de acontecerem coisas más a pessoas que seguem rigorosamente Deus. Segundo o argumento do mal, o ateu parece ter razão na sua opinião acerca da existência de Deus.
Voltando à música, Deus fundamenta a sua resposta ao ateu na tese do livre arbítrio, que defende que Deus deu aos Homens a liberdade para agirem por si próprios, evitando que os humanos sejam uns meros robôs. Por isso, se os seres humanos escolherem o mal em detrimento do bem Deus não deve ser responsabilizado por isso, mas sim os Homens. Valete aborda esta responsabilização dos Homens, colocando Deus a dizer: “Eu não posso interferir, apenas assisto e analiso/Só no julgamento final é que eu corrijo e decido”. Ou seja, evoca a existência de um “tribunal” em que Deus é o “juiz” e julga cada pessoa e decide se essa pessoa merece o inferno ou o paraíso.
Filosoficamente, continua a ser difícil dizer qual é a resposta ao título deste texto, pois sempre que surge um argumento convincente acerca da existência de Deus surge um contra argumento que nos faz questionar o argumento inicial. Pessoalmente, sou da opinião que este Deus não existe (embora acredite em algo para além de nós, humanos), porque mesmo que ele tivesse dado livre arbítrio aos Homens e que estes fossem responsáveis por muitos males, isso não justificaria a existência do mal natural. Se Deus fosse sumamente bom, ele evitaria esse mal; logo, não existe ou não é sumamente bom.

(A letra da música "Revelação", de Valete, pode ser consultada aqui

3 comentários:

  1. Muito bom texto Adriano, Parabéns!

    Mas diz-me uma coisa, já terias razões para não acreditar num Deus que não tivesse esses atributos de Omnisciência, Omnipotência e Suma Bondade? Um deus (com minúscula) que se limitou a criar tudo isto a que nos observa indiferente ao nosso sofrimento não me parece que seja refutado pelo teu argumento.
    A certa altura dizes que acreditas em "algo para além de nós humanos", poderá ser esse "deus minúsculo" esse algo para além de nós?

    Um abraço,
    Tomás

    ResponderEliminar
  2. Obrigado

    Sim, acredito que haja qualquer coisa superior que tenha dado origem a tudo, e mesmo com a existência de teorias científicas para a criação do universo, como o Big Bang, acho difícil acreditar que um fenómeno como este tenha ocorrido do nada. Pode ter sido impulsionado por algo superior, talvez até uma energia.
    Abraço

    Adriano Martins

    ResponderEliminar
  3. Deus existe embora as vezes tenho me questionado, mas paro e penso na perfeição do ser humano, as coisas do mundo e vejo que a ciência ainda não me trouxe uma teoria coerente a explicar a existência das coisas, prefiro acreditar no génese 1. Mas gostei do texto apenas sou da opinião contrária

    ResponderEliminar