sábado, 12 de abril de 2014

O problema é deles?!...



O problema é deles!”, disse ela. E dei comigo a pensar: onde estaríamos nós se os capitães de Abril pensassem desse modo?

Uma coisa leva a outra, e lembrei-me deste livro magnífico lido num Verão em Tondela. Lembro-me bem das conversas infindáveis nas noites quentes, em que sentíamos que o mundo era uma coisa que podia ter a nossa marca, onde valia a pena lutar por nós e pelos outros também. Uma altura em que não passava pela cabeça de ninguém dizer que “o problema é deles!”. Que mais não fosse porque

“Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do género humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”.

John Donne

Post-scriptum: mais ou menos por essa altura ouvia muito isto. Um álbum extraordinário, de uma banda única. Deixo aqui uma das minhas músicas preferidas:



Sem comentários:

Enviar um comentário