segunda-feira, 7 de julho de 2014

Uma leitura de Nietzsche



Vou revelar uma coisa que sei que é muito invulgar: as reuniões dos professores de Filosofia da minha escola terminam invariavelmente com sugestões de livros. Trata-se de um saudável hábito que nos permite partilhar e discutir as nossas descobertas mais recentes ou as leituras do momento.
Na última reunião a minha sugestão foi este livro sobre a obra de Nietzsche. Escolhi-o porque de tempos a tempos gosto de revisitar Nietzsche. Que mais não fosse,  para dar todo o sentido a esta sua

Precaução…

Quem é professor é incapaz, na maior parte dos casos, de ainda fazer alguma coisa para seu bem pessoal e qualquer conhecimento só lhe dá prazer na medida em que ele o pode ensinar. Acaba por considerar-se como uma passagem do saber e, em geral, como um meio, de modo que perdeu a seriedade para si próprio.

Friedrich Nietzsche

1 comentário:

  1. "Quem é professor é incapaz, na maior parte dos casos, de ainda fazer alguma coisa para seu bem pessoal e qualquer conhecimento só lhe dá prazer na medida em que ele o pode ensinar. Acaba por considerar-se como uma passagem do saber e, em geral, como um meio, de modo que perdeu a seriedade para si próprio.".....Sinceramente, nem sempre Nietzsche era brilhante, ainda que se achasse. Abraços.

    ResponderEliminar