|
Filosofar é pensar por si mesmo, de forma pessoal e crítica |
Há três anos que exijo aos meus alunos que façam um artigo de crítica filosófica de cerca de uma página a partir de algo por eles escolhido: um livro, um filme, uma peça de teatro, uma letra de música, uma notícia, etc.
Entre outras coisas, pretendo com isso que os alunos apliquem as competências de crítica filosófica ao que lêem, vêem ou ouvem no seu dia a dia. Que olhem para o mundo que os rodeia com um olhar crítico, portanto.
Aqui ficam as "instruções" que lhes forneço.
1. O QUE É UM ARTIGO DE CRÍTICA FILOSÓFICA?
É um texto onde se faz análise e crítica filosófica a partir de um livro ou filme, por exemplo. Deve ser claro, crítico e pessoal. E também deve ser sintético, porque um artigo, para ser publicável, deve respeitar o limite de palavras que o editor normalmente exige. E o espaço nos jornais é raro e valioso.
2. COMO ME PREPARO?
Escolhe sobre o que vais escrever: livro, filme, poema(s), letra(s) de música, etc. Informa o teu professor (eu, neste caso), para que ele te possa orientar. Escreve uns tópicos sobre as ideias principais que queres transmitir. Selecciona algumas frases curtas relevantes (se for um livro), ou cenas e diálogos especiais (se for um filme).
3. QUE ASPECTOS DEVE O ARTIGO TRATAR OBRIGATORIAMENTE?
O artigo deve incluir obrigatoriamente duas coisas: 1- uma breve e esclarecedora apresentação do texto ou filme escolhido e 2- uma abordagem da sua relevância filosófica. O mais importante é este último, que pode ser realizado de variados modos, como por exemplo: identificar e clarificar problemas, teses, argumentos ou objecções detectáveis no texto ou filme, com ou sem avaliação pessoal (não é obrigatório apresentares a tua opinião).
4— CARACTERÍSTICAS DO ARTIGO
O artigo deverá ocupar uma página A4, com corpo de letra 11, texto justificado e espaçamento 1.0 ou 1.5. O cabeçalho deve incluir o nome, nº e turma do autor do artigo, o título atribuído e a identificação do texto ou filme abordado. Exemplo:
É MORALMENTE ERRADO MENTIR POR AMOR?
Textos utilizados: letras das músicas Pasíon (Rodrigo Leão) e Lie To Me (Chris Isaak)
Maria dos Santos, 10º Y, nº 21
Se necessário, o verso da página pode ser utilizado para anexar o(s) texto(s) analisado(s) ou a ficha técnica do filme.
5 — TRÊS CONSELHOS PRÁTICOS
1. Sê pessoal: o artigo deve ter a tua «marca», com o teu «estilo» e forma de pensar; 2. Sê ousado: tem a coragem de seres tu próprio(a); 3. Pensa bem antes de escrever: o artigo não é um teste feito no momento — tens tempo mais do que suficiente para o fazer…