quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Livre arbítrio e insucesso escolar: dois exemplos reais para reflexão



«Correio da Manhã», 7/9/08. Reportagem sobre o abandono escolar e o insucesso.  Vejamos como dois jovens entrevistados explicam o seu insucesso escolar.

João, 22 anos, família rica, já chumbou 4 vezes: «Os meus problemas começaram quando fui expulso do colégio. Tive que sair porque não podiam ter alguém como eu a perturbar as aulas». João padece de uma doença de foro neurológico chamada Síndrome de Tourette, que o leva a ter tiques motores e vocais involuntários que não consegue evitar (faz movimentos bruscos e grita na sala de aula, por exemplo).

Sofia, 17 anos, família pobre, já chumbou 3 vezes. Assume que andou «na balda» durante uns tempos e aponta como uma das causas as «más companhias».

Ambos justificam a sua conduta com factores exteriores à sua vontade: João com a doença, Sofia com as influências sociais.

A pergunta é: faz sentido responsabilizá-los pelo seu insucesso?

8 comentários:

  1. Mesmo que seja verdade aquilo que João e Sofia alegam, seria descabido uma pessoa responsabilizá-los argumentando que foi desde muito cedo habituada a pensar que somos sempre responsáveis pelo que fazemos e que, portanto, não conseguimos evitar acreditar que todos, incluindo o João e a Sofia, somos sempre responsáveis pelo que fazemos?

    ResponderEliminar
  2. No caso da Sofia é, no mínimo, discutível a impossibilidade de a responsabilizar. Diferentemente, o João não pode ser responsabilizado por um comportamento compulsivo/patológico e, por isso mesmo, não intencional nem consciente.

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo das 19:26:
    Também penso que os dois casos são diferentes. Depreendo que considere que as influências sociais referidas pela Sofia não terão a mesma força que as condicionantes alegadas pelo João. Se é esse o caso, estamos de acordo.
    Aires:
    Tive dificuldade em perceber a tua posição. Podes reformulá-la?
    Um abraço a ambos

    ResponderEliminar
  4. No caso do João, como fora dito anteriormente, penso que se torna indiscutível o insucesso escolar resultante da sua doença, cujos efeitos ele não consegue evitar, mesmo que assim o queira. Já com a Sofia a pergunta responde-se consoante a quem é dirigida. De um ponto de vista de alguém que defenda o libertismo a responsabilidade dos seus actos é não mais do que da pessoa que os cometeu, podendo então a Sofia, apesar das más companhias com que andava e do seu histórico de crescer num seio pobre, ter escolhido diferentes opções, contornando o insucesso escolar. Caso a pergunta fosse dirigida a um defensor do Determinismo Radical, responderia certamente que todos os actos que a Sofia cometera foram resultantes dos aspectos e vivencias que presenciou durante a sua vida, sendo então a responsabilidade dos mesmos não atribuída à Sofia, mas às circunstâncias que ela vivera.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela tua participação neste forum filosófico, Pedro. E o que pensas tu, agora que já conheces as teses que estudámos nas aulas de filosofia?
    Um abraço para ti.

    ResponderEliminar
  6. Café, não defendi qualquer posição, apenas perguntei (sim, escrevi um pouco à pressa e as coisas não ficaram suficientemente claras) se podemos todos nós, que julgamos o comportamento do João e da Sofia, estar determinados a responsabilizá-los pelo que fizeram, independentemente de eles serem realmente responsáveis por isso.

    É que, se o determinismo radical for verdadeiro, então talvez não possamos mesmo deixar de os responsabilizar (ou, pode também ser o caso, de estarmos determinados a não os responsabilizar).

    ResponderEliminar
  7. Olá, outra vez

    A questão do Aires é muito curiosa. Nós estamos tão determinados a responsabilizá-los ,independentemente da dificuldades que temos em justificar inequivocamente a liberdade, como eles estão a agir determinados pelas acadeias causais que motivam e explicam as sua acções. Não sei se foi isto que quis dizer.
    Não poderemos dizer a nosso favor que esta "alucinação permanente" é pouco plausível? :)
    Cumprimentos da anónima das 19:26, vulgo Joana

    ResponderEliminar
  8. Olá de novo

    O Fernando Savater conta algures esta anedota deliciosa. Um indivíduo que foi apanhado a roubar é levado perante o juiz. Quando este lhe pergunta o que tem a dizer em sua defesa, ele responde:
    - Meretíssimo, eu não devo ser responsabilizado pelo meu acto. Acredito que tudo o que fazemos é determinado por cadeias causais que nos levam a agir desse modo. Por isso, acho que deve deixar-me ir embora.
    Responde o juiz:
    - É curioso: eu penso exactamente como o senhor. Também estou convencido de que tudo o que fazemos é determinado. Por isso mesmo, não posso deixar de fazer o que vou fazer, ou seja, mandá-lo para a cadeia.

    Abraço

    ResponderEliminar