quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Uma deliciosa brisa das arábias: os filmes Caramel e Offside e a música de Avishai Cohen.

Caramel (França, Líbano, 2007), de Nadine Labaki 

Offside (Irão, 2006), de Jafar Panahi

Beirute. Cinco mulheres encontram-se com regularidade no salão de beleza Sibelle: Layale, amante de um homem casado, sonha com o dia em que ele se separará; Nisrine, que está prestes a casar-se mas não é virgem e não sabe como contar ao noivo; Rima, que sente atração por mulheres; Jamale, que tem medo de envelhecer; e Rose, que abdicou de ter vida própria para cuidar da sua irmã mais velha. De que se falará neste salão de cabeleireira?


Irão. Uma rapariga disfarçada de rapaz tenta passar despercebida e assistir a um jogo de futebol da sua seleção. Mas a coisa corre mal e ela terá de se juntar a outras raparigas também ela descobertas com o meu truque. Impedidas de assistir ao jogo mas martirizadas por apenas ouvirem o que se passa no campo, como vai ser quando uma delas precisar de ir à casa de banho de um estádio concebido exclusivamente para adeptos masculinos?


O que existe de comum entre estes dois filmes? Várias coisas.

Antes de mais, são dois excelentes filmes. Mas há mais. As personagens principais são mulheres, embora os ambientes onde os filmes se desenrolam sejam diametralmente opostos: um salão de cabeleireiro no Líbano e um estádio de futebol no Irão. E também o facto destas mulheres terem sonhos e anseios muitas vezes incompreendidos (e proibidos) nos países onde vivem. Resistirão elas à discriminação de que são alvo?

O melhor é mesmo ver os filmes e ver o que acontece. Mas, para já, sugiro um excelente tema de um grande músico de jazz israelita que ama a música e a cultura árabes: Avishai Cohen.


2 comentários: