Caramel (França, Líbano, 2007), de Nadine Labaki |
Offside (Irão, 2006), de Jafar Panahi |
Beirute.
Cinco mulheres encontram-se com regularidade no salão de beleza Sibelle: Layale,
amante de um homem casado, sonha com o dia em que ele se separará;
Nisrine, que está prestes a casar-se mas não é virgem e não sabe como
contar ao noivo; Rima, que sente atração por mulheres; Jamale, que tem
medo de envelhecer; e Rose, que abdicou de ter vida própria para cuidar
da sua irmã mais velha. De que se falará neste salão de cabeleireira?
Irão.
Uma rapariga disfarçada de rapaz tenta passar despercebida e assistir a um jogo
de futebol da sua seleção. Mas a coisa corre mal e ela terá de se juntar a
outras raparigas também ela descobertas com o meu truque. Impedidas de assistir
ao jogo mas martirizadas por apenas ouvirem o que se passa no campo, como vai
ser quando uma delas precisar de ir à casa de banho de um estádio concebido exclusivamente para adeptos masculinos?
O
que existe de comum entre estes dois filmes? Várias coisas.
Antes
de mais, são dois excelentes filmes. Mas há mais. As personagens principais são
mulheres, embora os ambientes onde os filmes se desenrolam sejam diametralmente
opostos: um salão de cabeleireiro no Líbano e um estádio de futebol no Irão. E também o facto destas mulheres terem sonhos e anseios muitas vezes incompreendidos (e proibidos)
nos países onde vivem. Resistirão elas à discriminação de que são alvo?
O melhor é mesmo ver os
filmes e ver o que acontece. Mas, para já, sugiro um excelente tema de um
grande músico de jazz israelita que ama a música e a cultura árabes: Avishai
Cohen.
Excelente música. Excelente escolha
ResponderEliminarTambém acho. Obrigado pela visita!
ResponderEliminar